terça-feira, 3 de maio de 2011

Economia | 03/05/2011 | 16h24min Metade dos brasileiros mais pobres tem menos de 19 anos, diz IBGE Governo apresentou hoje linha de pobreza extrema, que reúne 8,6% da população

Metade dos brasileiros que vivem em situação de extrema pobreza (recebe até R$ 70) tem menos de 19 anos. O dado foi divulgado hoje pelo Ministério do Desenvovimento Social (MDS), Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e estudos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), com base no Censo 2010 do IBGE. As crianças de até 14 anos representam quatro em cada dez pessoas em extrema pobreza no Brasil.

Nesta terça-feira, o governo anunciou oficialmente a linha de extrema pobreza reúne 16.267.197 pessoas, o que corresponde a 8,6% da população brasileira. Segundo o governo, o grupo de pessoas forma o grupo prioritário do Programa Brasil sem Miséria, que será lançado em breve pela presidente Dilma Rousseff.

A linha de pobreza foi definida com base nos dados do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e estudos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Pelos levantamentos, essa parcela da população recebe até R$ 70 por mês. Do total de pessoas em situação de extrema pobreza, 8.673.845 estão situadas em área urbana e 7.593.352 na área rural.

Segundo o IBGE, a região Nordeste reúne o maior número de pobres extremos, com 9.609.803 pessoas. A região Sul é a quarta colocada entre as cinco regiões, com 715.961 pessoas com essa faixa de renda. Do total, 437.346 estão em área urbana e 278.615 em área rural.

Conforme a ministra do MDS, Tereza Campello, o plano do governo envolve ações de transferência de renda, acesso a serviços públicos e inclusão produtiva.

— Esse público será o prioritário, dado seu nível de vulnerabilidade, de grande fragilidade, que justifica esse olhar especial. O plano é ousado e não envolve uma única ação, mas iniciativas de diversos setores — explicou, reafirmando o compromisso com a erradicação de extrema pobreza até 2014.

De acordo com os dados do IBGE, 46,7% dos extremamente pobres moram na zona rural. Grande parte é beneficiária do Bolsa Família. Dos brasileiros residentes no campo, um em cada quatro se encontra em extrema pobreza.

Nordeste e Norte são as regiões com os maiores índice da população em situação de miséria: 18,1% e 16,8%, respectivamente. De cada cem brasileiros na extrema pobreza, 75 moram em uma dessas duas regiões.

O presidente do IBGE, Eduardo Pereira Nunes, destacou a baixa faixa etária dos brasileiros mais pobres tem até 19 anos de idade.

— As informações apontam também para a necessidade de políticas sociais voltadas para a população mais jovem — destacou.

O presidente do Ipea, Márcio Pochmann, que também participou do anúncio, afirmou que o governo brasileiro inova ao estabelecer um linha de extrema pobreza.

— Não existia esse parâmetro para acompanhar uma política que foca num determinado público e que vai permitir também uma comparação internacional — comentou.

O presidente do IBGE destacou o fato de o plano ser a primeira política pública a utilizar os novos dados do Censo 2010. Ele informou que a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), realizada anualmente, será utilizada para acompanhar o Brasil sem Miséria.
ZH DINHEIRO, COM INFORMAÇÕES DO MDS

Nenhum comentário:

Postar um comentário